GERARDO VIZMANOS EXPLORA A IDENTIDADE ATRAVÉS DE CORPOS QUE DANÇAM

Corpos quietos sem rosto que podem manter uma posição em concreto durante tanto tempo que parece que se movem e inclusive dançam quando são fotografados. Isto é o que Gerardo Vizmanos retrata através das suas vulneráveis e ao mesmo tempo poderosas imagens. À primeira vista, todos estes elementos parecem simples e até repetitivos quando pensas em todas as fotografias que tirou ao longo da sua carreira. No entanto, consegue transmitir todo um espectro de emoções diferentes através de uma única imagem, uma tarefa que não é fácil. Quem diria que esse ex-advogado de direito internacional acabaria por ganhar a vida a explorar o conceito de identidade ao fotografar corpos alheios. Com ele, falamos sobre o seu trabalho e desta mudança inesperada na sua vida.
Porquê que decidiste deixar a advocacia para te tornares num fotógrafo? Não te preocupava passar de ter um trabalho estável a meter-te nas artes criativas?
Acho que, depois de muitos anos a trabalhar como advogado em direito internacional, tinha um interesse maior na fotografia do que o que meu emprego estável poderia me oferecer. Não planeei: este é o resultado de uma série de eventos imprevistos. Naquela época, estudava fotografia, mas não planeei nada até ganhar uma bolsa para estudar na School of Visual Arts de Nova Iorque no International Support Competition de Itália. Ver que um júri internacional me deu essa validação fez-me pensar que talvez eu me quisesse dedicar a isso no futuro. Não foi uma decisão fácil, já que sair da zona de conforto nunca é fácil, mas eu sabia que queria fazer isto e acabei por conseguir.
Grande parte do seu trabalho concentra-se em fotografar corpos masculinos, ou que pelo menos apresentam-se como masculinos, nus em tensão, mas quase nunca mostras o rosto deles. O que te leva a remover-lhes a identidade ou pelo menos os rasgos mais distintivos dos modelos?
Uso o corpo dos modelos que fotografo como plataforma para explorar as minhas próprias ideias e experiências. Acho que o facto de 'ser' é o produto de um processo. Os corpos que retrato são a existência que levo para investigar a minha própria ideia de 'ser'. De alguma forma, o trabalho trata-se sobre mim, e não sobre as identidades dos modelos. A minha intenção não é tirar-lhes a identidade nem focar-me nisso, mas tento concentrar-me na minha, é por isso que não me foco tanto nos rostos dos modelos como nos corpos.

Muitos classificaram o teu trabalho como homoerótico, mas parece que não estás de acordo com isso porque, como bem dizes, no teu trabalho evitas a hipersexualização. Por que achas que ainda existem pessoas que o vêem dessa maneira?
O desejo e o erotismo fazem parte do meu trabalho, mas não são os únicos elementos nem os mais distintos. Não acho que incitar o desejo sexual faça parte do meu trabalho nem do meu objetivo. Penso que o meu trabalho poderia ser classificado como uma fotografia de corpos ou corpos masculinos nus, em vez de homoerotismo. Mas fico feliz que as pessoas encontrem elementos do seu próprio erotismo nas minhas imagens. Posso entender que a imagem de um corpo nu possa incitá-lo e é algo que eu adoro, mas não preciso necessariamente ter a mesma perspectiva.
Achas que o género é uma construção social e viste a necessidade de dizer que os modelos que fotografas são neutros em termos de género e não são homens. Porque sentiste a necessidade de fazer este esclarecimento?
Tenho que esclarecer, porque costumam fazer-me essa pergunta. Fico surpreendido quando me perguntaram sobre a minha fotografia em relação ao género porque não o vejo no meu trabalho. Acho que o género é uma construção social complexa e sei que é muito importante na identidade, especialmente quando existe algum tipo de conflito entre a construção social e pessoal, mas não vejo que isto se reflita no meu trabalho, além do facto de que a maioria dos modelos com os quais trabalho são homens.
O que esperas retratar cada vez que pegas na câmara e estás prestes a tirar uma foto?
Espero retratar as minhas emoções. Isso é o mais importante para mim. Sempre penso em como o tema está conectado às minhas emoções e como aquilo que significa para mim está conectado a essas emoções. Cada pessoa e cada situação é diferente e nem sempre me sinto igual, dependendo das diferentes circunstâncias desse dia em concreto. Essa é a parte interessante de cada shooting.

Visto que gostas de retratar o movimento, além de corpos que ainda podem permanecer quietos numa posição específica, normalmente fotografas dançarinos, mas não só, também já retrataste lutadores. Os dois pertencem a disciplinas e desportos bastante diferentes, o que achas interessante nisso?
Interessa-me fotografar pessoas que se tornam nelas mesmas através da prática de algo chamado 'body training'. Dançarinos, acrobatas, ginastas e hoje em dia a maioria dos atletas profissionais precisa de se comprometer com a sua disciplina para a vida. Começam muito jovens e não são apenas profissionais no seu trabalho, mas convertem-se no que fazem e o que são é o resultado de uma ação. Isso é o que mais me chama à atenção. Admiro o que fazem e fascinam-me.
Também começaste a incorporar novos elementos, como paisagens, retratos e naturezas-mortas. Porque decidiste mudar de temas no teu trabalho? Espera-se que estes acompanhem as tuas obras de nudismo ou vão à parte?
Sim, já reparei nisso. Estou a incorporar novos elementos que me vão ajudar na hora de aprofundar as minhas ideias. Ao conectar imagens corporais a outras imagens que significam muito para mim, posso explorar outras interpretações delas. Continuo a explorar, mas acho que os dois elementos vão juntos e não necessariamente à parte.
Estás a trabalhar num projeto chamado Acro, no qual retratas a confiança que têm os acrobatas em relação ao ambiente, além da harmonia versus a rivalidade que existe quando competem. O que te atraiu num princípio nestes temas?
Acho que era quase inevitável para mim trabalhar com acrobatas. A maneira como trabalho com os corpos funciona muito bem com eles. Trabalhei com acrobatas nos EUA, Canadá e Europa e encontrei uma lista de novos tópicos relacionados à acrobacia que me chamaram à atenção. A confiança é uma parte muito importante do seu desempenho. A confiança nos companheiros, em si mesmos e confiar que tudo vai correr bem. É uma ótima lição de vida. No final, trabalhar nas artes criativas é um pouco acrobático, temos que confiar que tudo vai dar certo.

Que conclusão queres que tiremos do teu trabalho?
Uma emoção. Fico feliz quando sou capaz de conectar com as pessoas de maneira parecida àquela que me quero expressar. Muitas vezes as pessoas escrevem-me para dizer como se sentem quando veem o meu trabalho sem outra finalidade senão partilhar comigo o que sentiram. Essa é uma grande parte do meu trabalho. Se sou capaz de inspirar qualquer coisa noutra pessoa, então o meu trabalho e esforço valeram a pena.
O que o futuro te reserva? O que gostarias de partilhar connosco?
Tenho muitos planos para o futuro imediato. Nos próximos meses, vou mudar-me para Londres para trabalhar com mais frequência na Europa e espero, em breve, ter algo para mostrar sobre isso. A curto prazo, espero poder confirmar algumas exposições e estou a trabalhar numa nova publicação que lançarei no outono-inverno.